#VamoPraRua – 6 músicas pra protestar

Essa semana vai ficar marcada na história do nosso país, e o clima de revolução e protesto obviamente nos traz na memória algumas músicas que falam destes temas. Nada melhor do que relembrar dos nossos grandes clássicos preferidos!

1.Que País É Esse? (Aborto Elétrico/Legião Urbana)

Renato Russo é um dos grandes poetas da música brasileira, isso é inegável, e sua música “Que País É Esse?” surgiu ainda na época do Aborto Elétrico, os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e mais uma porrada de gente também gravou essa canção que é um símbolo dos momentos de insatisfação do povo Brasileiro.

Essa primeira versão está com o aúdio bem chiado e ruim de ouvir, mas vale o play por ser uma apresentação ao vivo da mítica primeira banda de Renato Russo.

2.Testify (Rage Against the Machine)

É Impossível falar em protesto e não lembrar da voz de Zack de la Rocha, talvez essa seja a banda que melhor represente as manifestações, e Testify traz uma melodia forte e uma letra mais ainda, além de um clipe extremamente instigante e direto. As críticas políticas do Rage Against the Machine não morrem nesse som, mas hoje o destaque vai pra ele.

3.Stab (Planet Hemp)

O Planet Hemp não sabe se acabou ou não, com certeza eles não fizeram sua última turnê esse ano. No meio da luta pela legalização da maconha principalmente no primeiro álbum Usuário, o Conjunto Musical de Marcelo D2 e companhia lançou uma música em 2000 no CD A Invasão do Sagaz Homem Fumaça que se encaixa muito bem nas manifestações, principalmente o refrão que seria um ótimo grito de guerra.

4. Sunday Bloody Sunday (U2)

Sunday Bloody Sunday faz parte de um álbum chamado War, preciso dizer mais alguma coisa? A melhor música de todas do U2 relembra o Bloody Sunday, episódio marcante da história da Irlanda do Norte onde 26 manifestantes foram fuzilados pelo exército britânico.

5.Won’t Get Fooled Again (The Who)

O Primeiro verso de Won’t Get Fooled Again (a.k.a. música do CSI) diz: We’ll be fighting in the streets (Estaremos lutando nas ruas), frase que combina muito com o momento atual do Brasil além deste, todo o resto da música combina muito com as manifestações brasileiras. Se você nunca ouviu esse som, ouça, vale muito a pena, principalmente nessa hora.

Obs.: dica da Pamela

6. Get Up Stand Up (Bob Marley)

Terminarei com um mestre, simples, direto e genial: Levante-se, resista pelos seus direitos e não desista da luta. A música se encaixa perfeitamente em qualquer manifestação, fora que deixa qualquer um muito motivado para lutar por uma vida melhor.

EXTRA EXTRA!

Provavelmente a banda brasileira O Rapa deve ter ganhado uma bela grana da Fiat para criar e tocar esse novo som. A música é voltada para a Seleção de futebol e a Copa das Confederações, mas em um momento em que o Brasil está CAGANDO para o futebol e inclusive manifestando contra os abusos da organização da Copa da FIFA a música ganhou um ar de protesto e gerou as hashtags mais usadas no momento #vemprarua e #vamoprarua. Não sei se foi sorte ou destino mas com certeza o Falcão está muito mais feliz com o que virou a música dele

 

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s