Dica da Semana Especial Dia Do Rock: Elvis Presley

Nesse sábado 13 de Julho comemoramos o Dia Mundial Do Rock e nós do Vinew Blog não deixamos essa data passar em branco. Por isso eu trago para vocês essa edição especial do Dica da Semana com o primeiro álbum do Rei do Rock, Elvis Presley.

Nascido em 1935 numa cidade do Mississippi, Elvis Aaron Presley sempre teve contato com os principais tipos de música da época:  a gospel, o country e o blues. Sua iniciação musical começou desde criança, participando de vários festivais de sua cidade. Mas tudo mudou quando ele foi para o Tennessee. Elvis começa a gravar pequenas canções na gravadora Sun Records, encontra os seus colegas de bandas e conseguem adquirir fama no meio musical, chamando a atenção de outras grandes bandas, produtores e a gravadora responsável pelo seu primeiro disco, a RCA Victor.

“Elvis Presley”foi lançado em 1956, e foi um sucesso de vendas. Foi o primeiro disco de rock and roll a chega na primeira posição da Billboard e ficou por lá durante dez semanas, além de vender mais de um milhão de cópias ganhando um disco de platina. Este álbum também entra na posição 56 dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone (em inglês). O sucesso foi estrondoso, fazendo com que a gravadora tivesse a estranha ideia de relançar o álbum como singles, tática que deu certo, com singles ganhando o disco de ouro posteriormente.

Site Oficial do Elvis (em inglês)

“Elvis Presley” é um álbum que junta o rockabilly (mistura de blues, r&b e country) e as típicas músicas melosas do pop dos anos 50, de forma maestral, intercalando os dois gêneros para a melhor apreciação dos ouvintes. No entanto, todas as músicas são covers de hits ou outras canções de outros compositores. Elvis não compôs nenhuma das músicas do álbum. Tudo o que ele fez, foi acelerar o ritmo das músicas de rockabilly e mostrar a sua voz suave e tocante para as músicas românticas.

E então surge a grande questão que muitos fazem: Porque alguém que só fez cover de músicas já conhecidas pode ser considerado o Rei do Rock?

Primeiramente, esses hits eram todos feitos por músicos negros, que não eram bem vistos pela sociedade branca dominante. E apesar de outros artistas brancos, como Bill Haley, possuírem um certo sucesso nas rádios da época, eles não possuíam o carisma e o sex appeal que Elvis explorou ao longo de sua carreira. Em poucas palavras, tudo o que Elvis fez foi levar esse ritmo para as camadas mais conservadoras da época, além de ser o porta-voz do rock and roll para o restante do mundo.

Mesmo com toda essa controvérsia, não podemos negar a importância que Elvis teve para esse ritmo maravilhoso. Então, não só escute o álbum, mas dance junto com as maravilhosas músicas desse cantor sensacional, que influencia vários artistas até hoje.

Para ilustrar a influência crescente de Elvis, eu trago dois clipes gravados para um programa de TV da rede nacional norte americana NBC, o “The Milton Berle Show”. Gravado em 3 de Abril de 1956, temos a primeira apresentação de Elvis para a televisão, em que ele toca o seu novo single “Heartbreak Hotel” para uma tripulação de marinheiros, levando ao crescimento das vendas do single.

Gravado em 5 de Junho de 1956, essa apresentação de “Hound Dog” mostra um Elvis diferente, bem diferente do clipe anterior. Com um rebolado exagerado, esse show marca o surgimento do apelido Elvis The Pelvis. Essa apresentação de Elvis foi severamente criticado pelos críticos, pois eles alegavam que os movimentos dele demonstravam um forte apelo sexual, o que era repudiado na época.

 

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s