Dica da Semana: Crystal Castles I

Depois de uma longa pausa, voltamos com tudo trazendo uma Dica da Semana com um estilo de música diferente até então: eletrônica.

Toda banda deveria tentar fazer um som experimental para inovar o seu estilo de música. E é essa a ideia por trás do sucesso de Crystal Castles: uma mistura do eletrônico convencional e sons de videogames antigos.

Formado em 2004 com apenas dois integrantes, Alice Glass (vocal) e Ethan Kath (produtor, instrumental) , esse duo de Toronto surge como uma experiência de Kath para tocar algumas de suas composições. Ao descobrir as gravações dessa sessão, Kath disponibiliza as canções na internet com o nome Crystal Castles, tirado do desenho She-Ra. Coincidentemente (ou não), existe um jogo de Atari que se chama Crystal Castles também. Percebendo o sucesso das músicas e recebendo pedidos de gravadoras, eles lançam o seu primeiro EP “Alice Practice” como uma edição limitada. O sucesso foi tremendo, chegando a gravar um vídeo para Crimewave, onde já percebemos as esquisitices da dupla:

E até sendo convidados a apresentar a música Alice Practice ao vivo na popular série britânica Skins, fatores que levaram ao lançamento de seu primeiro álbum.

Crystal Castles I  é o primeiro álbum do duo e antes mesmo de ser lançado em 2008, teve problemas judiciais pela sua capa: um desenho da Madonna com um olho roxo.  Composto na maioria por músicas de seus singles anteriores, o debut do duo ganhou a imprensa britânica, recebendo ótimas críticas e chegando na posição 39 do Top 100 melhores álbuns da década (2000-2010) pela NME. A música Air War  foi utilizada numa propaganda da Toshiba.

Site oficial (em Inglês), onde eles disponibilizam todos os seus trabalhos de graça.

Famosos por suas performances enérgicas e por visuais e estética completamente estranhos. Fatores que podemos perceber pelo teaser bizarro do álbum com a música  Magic Spells e pelo clipe de Courtship Dating:

Mesmo com todas essas esquisitices, suas letras são um tanto quanto poéticas e revelam alguns dilemas e problemas enfrentados pelos jovens, tudo regado com a voz distorcida e às vezes incompreensível de Alice. Fiquei fascinado por suas músicas diferentes dos outros tipos de eletrônica, considerando um dos meus grupos favoritos do gênero e espero que vocês também apreciem esse duo fantástico.

Confira essa versão incrível de Untrust Us a Cappella:

Veja também essa versão de Alice Practice gravada no Lollapalooza Brasil 2013, onde Alice faz uma performance incrível indo até o público:

 

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s