Dica da Semana: Discovery

Nesse domingo teremos a 56ª edição dos Grammy’s, com o retorno do Daft Punk para os palcos. Para celebrar esse evento, trouxemos nessa primeira Dica da Semana de 2014, o álbum mais reconhecido da dupla: Discovery.

Daft Punk é um duo francês de música eletrônica formado por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter. A dupla começa a sua carreira musical em uma banda chamada Darlin com a participação de Laurent Brancowitz (futuro guitarrista do Phoenix), onde são criticados por fazer um som punk bobo e ruim (“a daft punky trash”), servindo como inspiração para o nome do futuro grupo. Formado em 1993, o grupo alcança o sucesso ao lançar o seu debut Homework em 1997 que trazia inovações para o gênero house.

Discovery é o segundo álbum da dupla, lançado em 2001. É nesse disco que os franceses começam a utilizar o visual robótico que os deixaria mundialmente famosos. O álbum conta com a colaboração de Romanthony, Todd Edwards e DJ Sneak; músicos que inspiraram o trabalho do duo. O álbum foi um sucesso de crítica e de vendas, vendendo mais de 2 milhões de cópias e estando no tpo de várias paradas internacionais. Entrou em listas de revistas famosas, ficando na posição 23 dos 125 melhores albuns dos ultimos 25 anos da Spin (em inglês) e também, na  posição 8 dos 30 melhores álbuns de EDM de tyodos os tempos da Rolling Stone (em inglês).

Fan site (em inglês)

Daft Punk Brasil

Site oficial (infomações apenas do novo álbum da dupla)

Foram tirados 6 singles do álbum,como Something About Us, Aerodynamic e Digital Love. Todos ficaram em posições de destaque nas paradas européias, mas 3 deles se destacaram. Face to Face ficou na primieira posição da Dance Club Songs da Billboard. Harder, Better, Faster, Stronger, além de ser uma das músicas mais famosas do duo, ficou na posição 132 das 150 melhores músicas dos últimos 15 anos da NME (em inglês), e foi usada como sample posteriormente no single de sucesso do rapper Kanye West, “Stronger“. One More Time, é talvez a música de maior sucesso da dupla, ficando na primeira posição de várias paradas ao redor do mundo e entrando na posição 307 das 500 melhores canções de todos os tempos da Roling Stone (em inglês). A dupla utilizou alguns samples em suas musicas, mas o que é supostamente utilizado na música One More Time continua sendo alvo de discussão, pois não há créditos no álbum.

Todos os clipes foram tirados do filme Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, um anime feito da parceria do Daft Punk com o estúdio Toei Animation, responsáveis por séries famosas como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon. Lançado em 2003, o filme conta a história de uma banda alienígena sequestrada para serem estrelas da música na Terra.A animação conta com nenhum diálogo e poucos efeitos, tendo o álbum como trilha sonora, onde cada música é utilizada como guia de cada cena. Confira o filme na íntegra:

Com uma atmosfera colorida e animada, Discovery é um álbum feito para celebrar a infância da dupla, incorporando uma sonoridade ligada à música disco. Assim, temos um álbum dançante e divertido, perfeito para as pistas de dança. Suas letras são um pouco repetitivas e, geralmente, animadoras e alegres, mostrando o melhor da vida. Perfeito para os fãs de rock que querem escutar música eletrônica, por algumas de suas músicas terem solos ao estilo Van Halen (“Aerodynamic”, “Digital Love”) e pelo álbum ser fácil e gostoso de ouvir na íntegra. Com certeza irá marcar a vida de muitas pessoas, com sua sonoridade e emoções que as músicas trazem, sendo maior absorvido ao ver o ótimo anime Interstella. Realmente, um dos melhores álbuns de música eletrônica de todos os tempos, com músicas indispensáveis para qualquer playlist de suceso.

Confira os melhores momentos do último show da dupla no país, no extinto Tim Festival que aconteceu em 2006 nos dias 27 de outubro no Rio de Janeiro e 29 de outubro em São Paulo:

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s