O Perigo do Featuring

Getty

Você deve saber o que é featuring, talvez conheça por participação especial ou colaboração, mas resumindo: quando um artista tem uma música e ele chama outro (s) artista (s) para participar da execução dessa música, ocorre um featuring.

Lembrei do featuring ao ver o VT do Pharrell Williams no Coachella 2014, o show dele contou com um setlist de 20 músicas, todas as marcas registradas da carreira de Pharrell estavam lá, e quase todos os seus grandes parceiros também, Snoop Dogg, Jay-Z, Gwen Stefani, Pusha T, Busta Rhymes, Usher… Nada mais justo, pois não é todo dia que se pode ser headliner do Coachella.

Daí surge uma dúvida, normalmente, nós descobrimos uma música ou artista, ouvimos o disco deles e esperamos pela turnê, e claro quanto maior e mais completo o show, melhor. A gente quer ver e ouvir aquilo que nos conquistou pelo álbum, pelo single, pelo clipe.

Gwen Stefany e Pharrell Williams/Getty

É muito mais difícil ver em uma mesma turnê dois integrantes de um featuring, por exemplo o próprio Pharrell e o Daft Punk, que estouraram no mundo todo com Get Lucky ano passado, a interpretação ao vivo, igualzinho a que toca no rádio vai ser muito rara.

Mas vale a pena o featuring? Claro! Lembre-se de grandes encontros, como Under Pressure com Queen e David Bowie, sem dúvida uma das melhores músicas da história. Mas o Pharrell acaba exagerando, a carreira dele é baseada em colaborações, ótimos trabalhos, de muito sucesso, mas ele quase nunca está sozinho, daí o show dele sempre trará aquele sentimento de falta, vai parecer incompleto.

E não é só o Pharrell que se encaixa nesse fato, o pop e o rap estão cheios desse caso, artistas que fazem milhares de músicas em parceria e na hora do show, precisam soltar o playback. Um tanto chato e desagradável.

Minha conclusão, o featuring é ótimo e proporciona músicas excelentes que são lembradas pra sempre, mas deve ser usado com moderação.

Trecho do show

 

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

 

Anúncios

Um comentário sobre “O Perigo do Featuring

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s