Impressões do 18° Cultura Inglesa Festival

Nesse último domingo dia 25 de maio, tivemos o encerramento do 18° edição do Cultura Inglesa Festival com um show gratuito no 20140525_132416Memorial da América Latina, com shows de Staff Only, Voliere, Monique Maion (cantando Amy Winehouse), Los Campesinos! e The Jesus and Mary Chain. O fato de que ocorrer um festival, que valoriza a cultura britânica, em um espaço que busca incentivar a valorização da identidade latino-americana ser totalmente irônico não é relevante para essa análise musical, deixo que outros textos de política tratem sobre o tema. Apesar de tudo, o Memorial foi uma boa escolha da produção. Um local espaçoso de fácil localização para quem depende de transporte público, por estar do lado de uma estação tanto de trem quanto de metro e de um terminal tanto rodoviário quanto urbano.  Pontos positivos para a organização por não houver problemas com a alimentação e os banheiros, apenas a falta da venda de cervejas incomodou alguns. Os únicos problemas enfrentados por quem estava presente foram o clima bem britânico chuvoso e nublado e os problemas de som que apareceram logo nos três ultimos shows do dia. Cada banda foi apresentada por parte da ex-VJ da Mtv, Gaía Passarelli, para um público em sua maioria ansioso pela atração principal, com alguns até mesmo com a capa do clássico LP, Psychocandy. O festival teve transmissão ao vivo pelo Terra, para alegria dos fãs que não puderam presenciar os shows. Sem mais delongas, vamos para as resenhas.

(Infelizmente, pela chuva, não pudemos gravar pedaços dos shows, então nos desculpem pela falta de vídeos das três primeiras atrações)

 

Staff Only20140525_140142

Banda formada pelos professores da Cultura Inglesa, tocou grandes hits da música britânica para aquecer a platéia nesse dia frio. O grupo é formado por bons músicos e com um vocalista carismático e uma voz potente, uma vocalista que canta bem, mas desafina um pouco,  e um tecladista que poderia muito bem fazer uma banda cover de Judas Priest. Mesmo com um público pequeno, conseguiram fazer um bom show e animar todos os presentes com covers bem feitos de clássicos dos últimos 50 anos de música britânica.

Setlist: (tirado de memória)

Tonight we Rock (?)20140525_143247

Creep – Radiohead

Fix You – Coldplay (Vocal Feminino)

Dog Days are Over – Florence + The Machine (Vocal Feminino)

We Will Rock You – Queen (Vocal Tecladista)

Satisfaction – Rolling Stones (Vocal Tecladista)

Another Brick in the Wall – Pink Floyd

 

Voliere

Banda formada por alunos da Cultura Inglesa, ganhadores do 20140525_150915concurso da Cultura Inglesa o Cult in Music desse ano. Em gravações para lançar o seu primeiro EP, a banda se apresenta tocando músicas que influenciaram o seu som e algumas próprias. Foi nesse show que a chuva começou e que a produção teve que secar o palco antes do show. Com pequenos problemas de som no começo da apresentação, a banda fez um bom show com destaque para o carismático guitarrista principal e todo o talento de seus músicos. Claro que eles são uma banda nova e que precisam de mais tempo na estrada para melhorarem o seu som, mas acredito que eles possam trazer boas músicas. Mesmo com um cover de Message in a Bottle fraco (o próprio vocalista admitiu a dificuldade de se tocar essa música), eles conseguem arrancar um bis com uma música que eles não tinham ensaiado.

 

Setlist: (tirado de memória)20140525_151342

Banquet – Bloc Party

R U Mine? – Arctic Monkeys

Primarity (?) – Música Própria

Do I Wanna Know? – Arctic Monkeys

Running Dance (?) – Música Própria

Message in a Bottle – The Police

Reptilia – The Strokes (bis improvisado)

 

Monique Maion (cantando Amy Winehouse)

A cantora paulistana Monique Maion foi a escolhida pelos internautas para fazer um tributo à Amy Winehouse. Linda e com uma voz 20140525_162302maravilhosa, Monique tenta trazer um show mais intimista, com apenas um piano, violancelo e guitarra, e com maior influências do Soul e R&B. Seria interessante, se o som na frente do palco não estivesse péssimo e se o público fosse outro. O público presente queria um som pesado, divertido e contagiante, não o intimismo que ela propunha. Assim, todos começam a conversar em seus grupos ignorando o palco, soltando vaias e pedindo que ela saísse. Apesar de ser injusto e grosso com a artista, o público tinha um pouco de razão para agir assim. Foi um show confuso em que não se sabia qual música se estava tocando, se era da Amy ou uma própria, pouco fiel ao som dos álbuns e shows da cantora britânica. Para piorar, ela tenta se parecer com a cantora não só no visual, mas no comportamento também, com uma teatralidade (suponho) desnecessária.

(Não conseguimos entender e/ou achar o setlist desse show)

20140525_164753

 

Los Campesinos!

Banda do País de Gales, formada em 2006, lançou 5 20140525_185109álbuns de estúdios até então. Mesmo sendo famosos, a banda consegue viver uma vida normal e têm a paixão pelo futebol de seu vocalista como influência de algumas de suas músicas. Foi a primeira apresentação da banda em terras brasileiras e eles não esconderam a alegria de tocar ali. Entre várias histórias contadas para o público, uma das mais interessantes foi o fato de eles terem ido em um jogo no Morumbi no dia anterior. Com um setlist recheado de hits de todos os seus álbuns, a banda fez um show que levaria qualquer fã à loucura com danças divertidas por parte do carismático vocalista Garreth. De novo houve problemas de som em que não se ouvia os sintetizadores, parte importante do som da banda, e a própria vocalista. Apesar de a chuva ter parado na sua apresentação e de todo o esforço de empolgar o público, a maioria se manteve indiferente com um outro fã cantando e dançando. Apesar de tudo, foi o melhor show do dia com seu vocalista mostrando toda a sua emoção ao pular a grade de proteção e realmente estar ao lado dos fãs.

 

 

The Jesus and Mary Chain

20140525_193950Finalmente o show que todos estavam esperando. Banda escocesa formada em 1983 pelos irmãos Reid, lançando seis álbuns até então, sendo o último em 1998. Famosos por seus shows curtos, cheios de barulho e uma postura shoegaze no palco, além claro da rivalidade entre os irmãos (entenda melhor com essa entrevista feita por Jim Reid para o G1). Depois de se separar após o lançamento de seu último álbum, a banda têm se reunido de vez em quando em pequenas turnês com a promessa de lançar um futuro novo álbum, só tendo lançado um single em 2008 até agora.Durante o começo do show, temos uma apresentação pesada e empolgante da banda com direito à beijo por parte de Jim. Mas tudo começa a piorar no meio do show, quanto Jim pede para parar a música “Sidewalking” e recomeçar. Isso se repete mais duas vezes ao longo do show aumentando a tensão dos dois irmãos. O motivo de parar não foi claro, talvez por erros de Jim ou William ou até mesmo pelos problemas de som que eles pareciam sofrer (Jim repetidamente colocava as mãos ao ouvido). Acontece algo interessante ao recomeçarem a tocar “Happy When It Rains”, a chuva recomeça a cair, uma pequena participação do clima no show. Ao tocarem a música mais famosa da banda,”Just Like Honey”, com participação de uma vocalista feminina que mal podia ser ouvida, Jim se cansa e sai rapidamente do palco dizendo que se o público quisesse mais. sabia o que fazer. E foi isso o que o público fez, pediu um bis tímido e não saiu do lugar. A banda volta para tocar mais três clássicos, só que com uma guitarra com a distorção tão alta e cheia de grunhidos que mal se podia entender o que eles estavam tocando. A guitarra de William,aliás, explica muito bem como foi a performance da banda: começou bem marcante e muito bem tocada, mas ao longo do show, foi ficando difícil de se escutar e diferenciar dos grunhidos estridentes. Com um setlist cheio de clássicos, os fãs puderam aproveitar um show que não foi tão bom quanto poderia ser, mas que deu para matar o saudosismo de muitos deles.

 

 

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s