David Bowie: Ground Control, the stars are out tonight

Quando acordei nessa manhã chuvosa de segunda, mal podia acreditar no que meus amigos me diziam: David Bowie morreu. Como isso era possível? Um homem que parecia tão vivo na semana anterior: fazendo seu aniversário de 69 anos na sexta dia 8 e lançando seu último álbum (Blackstar) para comemorar. Mas infelizmente a nota de falecimento nas redes sociais não mentiu e o inimaginável se tornou verdade. Um dos artistas com quem eu sonhava em presenciar uma possível turnê de despedida se foi tão inesperadamente, que parecia até alguma brincadeira, ou, outra de suas extravagâncias.

O que dizer desse artista que tanto influenciou o mundo da música e da moda e inspirou outros artistas como Billy Corgan e Paul Mccartney? Exatamente isso, inspiração. Sua carreira foi baseada em experimentações e reinvenções. Sempre que chegava ao sucesso e se consagrava em um estilo, mudava drasticamente tudo: sonoridade, banda, visual e até a sua persona. Bowie representou o espírito criativo de cada artista. Mostrou para todos que não importa o que a mídia considera como aceitável, não precisa seguir o seu modelo para fazer músicas maravilhosas e ter sucesso, tudo depende de inspiração e dedicação.

Me lembro como conheci David Bowie. Por indicação, procuro um de seus vídeos e me deparo com a figura andrógina e instigante de Ziggy Stardust. Foi uma fascinação imediata pelo seu visual e sonoridade. Procurei descobrir mais e encontrei outros clássicos que são tão pouco abordados e conhecidos. A genialidade fica escondida atrás de outras grandes bandas da época como os Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, etc. Todo mundo já ouviu falar, mas poucos param para escutar.

No entanto, essa fascinação se intensifican quando a exposição David Bowie Is chega no Museu da Imagem e do Som em São Paulo junto com o lançamento inesperado do álbum The Next Day, trazendo novos clipes também, como The Stars (Are Out Tonight), um de meus favoritos. Essa exposição foi como um teletransporte para o mundo mágico do Bowie. Descobrir mais sobre sua carreira, sua personalidade, suas influências e seu estilo de moda me inspirou profundamente.

Ele também me ajudou a conhecer uma das minhas bandas preferidas, Placebo. Na época do álbum Without you I’m nothing, Bowie praticamente tutela a banda e como o próprio vocalista Brian Molko diz, abre portas para a banda poder crescer. Nesse vídeo nota-se claramente a felicidade do Molko de poder tocar com um de seus ídolos de infância.

Não só na música percebe-se sua influência. Seus figurinos extravagantes e diferentes impactaram a moda. Bowie também seguiu uma carreira de ator, fazendo filmes como O Labirinto e peças de teatro como o Homem Elefante. Era um homem muito simpático e engraçado, comoo apresentador Conan O’Brien nos lembra (Bowie até dublou um personagem no desenho animado Bob Esponja). Um homem que com certeza impactou todas as pessoas em todas as áreas, como essa homenagem feita por um astronauta cantando, na estação espacial internacional, a famosa (e minha preferida) Space Oddity, escrita na época da chegada do homem na lua.

Mas nada dura para sempre. Um homem que todos acahavam que nunca ia morrer, lutou por 18 meses contra um câncer desconhecido de todos fora de seu círculo íntimo e infelizmente perdeu a batalha. Agora, finalmente Ziggy volta para casa deixando para trás, segundo o próprio produtor do álbum Tony Visconti ressalta, um presente para todos os fãs: seu último álbum. Um presente que já indicava o luto futuro em sua capa e título, e nos seus últimos clipes: de Blackstar que demonstrava a morte de um astronauta, e, um Bowie agonizante na cama no clipe de Lazarus. Mesmo perto de seu fim, ele mostra sua genialidade com esses pequenos detalhes que só percebemos com essa fatalidade.

Muito obrigado por todo o seu legado que você deixa para nós, você sempre será lembrado e com certeza influenciará novas gerações. Faça uma boa viagem e que leve suas maravilhosas canções para outras galáxias. Controle terrestre desliga.

Para conhecer mais sobre suas músicas e vida, a Radio Soulwax fez um vídeobem interesante intitulado DAVE passando pelos momentos mais marcantes de sua longa e incrível carreira.

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s