Sex, Drugs & Rock n’ Roll: o primeiro episódio da nova série de Jagger e Scorsese

Por Maria Cláudia Barbaresco

A nova série da HBO, Vinyl, estreou nesse domingo. Com produção executiva de Martin Scorsese (que também dirigiu o primeiro episódio) e Mick Jagger, escritor e produtor, a série conta a história de Richie Finestra (Bobby Canavale), dono de uma gravadora à beira da falência, que luta para salvar a empresa ao tentar vendê-la para uma multinacional e se livrar (sem muito sucesso) do vício em drogas.
O primeiro episódio tem a cara de Scorsese: violência, um personagem masculino que desafia os valores morais e a ausência da quarta parede. A trilha sonora e o plano de fundo da série são a cara de Jagger. As duas primeiras horas estão cheias de blues e jazz, gêneros que fundaram o rock and roll e foram as principais influências dos Rolling Stones.
O plano de fundo da série é 1973, em Nova York não por acaso. Foi nesse ano que “Dark Side of the Moon” e “Aerosmith” foram lançados; Ziggy Stardust saía de cena enquanto Freddie Mercury e o Queen surgiam; Pete Townshend e o The Who lançavam Quadriphonia e Mick Jagger tinha seu visto parao Japão negado por problemas com drogas. É também nesse período que o punk rock começa a ganhar espaço e também faz parte do show.
A série ganha pontos ao misturar, de certa forma, ficção e realidade, criando uma experiência ainda mais vívida para o telespectador. Exemplo disso é o Led Zeppelin, que começou uma turnê nos EUA, bateu recorde histórico de público na Flórida, teve seu contrato com a Atlantic vencido e se apresentou no Madison Square Garden no show que foi eternizado em “The Song Remains The Same” e está em “Vinyl”.
Não dá pra saber logo de cara o que mais chama a atenção no roteiro de “Vinyl”: o contexto, cheio de sexo, drogas e rock and roll, muito rock and roll e os artistas fictícios que gostaríamos que fossem reais ou a enredo e a problematização sobre a decadência e a verdade dentro da indústria fonográfica personificada na pessoa de Richie. A única coisa que dá pra saber é que a série promete.

 

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s