Paraíso dos músicos: Impressões da Expomusic 2016

Durante os dias 21 a 25 de setembro, tivemos a 33ª edição da Expomusic no Anhembi em São Paulo. A Expomusic é uma das maiores feiras internacionais do mundo, onde  os principais lançamentos da indústria musical são expostos para todos. Dentro da feira, você pode testar os novos instrumentos e acessórios, e até mesmo elementos da montagem de palco como a iluminação, caixas de som e estruturas móveis. Claro que não poderiam faltar cds, lp, revistas do meio e roupas.

14470759_1171295222949343_2144502428_n

Mesmo não sendo músicos profissionais, estamos envoltos no meio musical e fomos dar uma pequena olhada no que se tratava o evento. Mesmo indo no fim de semana, não encontramos problemas de traslado e mesmo para entrar, existiam poucas filas. No entanto, ao entrar no espaçoso Anhembi, você é transportado para um local cheio de estandes, pessoas e sons de todos os lados aumentando ainda mais o ambiente caótico. Apesar da feira não ser tão grande e nem ocupar todo o espaço do pavilhão, o número de expositores impressiona e torna a feira algo bem atrativo.

Apesar de estar bem cheio, não tivemos problemas para testar os inúmeros instrumentos e acessórios em exposição. Não só o público testava a aparelhagem, mas vários músicos convidados faziam pocket shows para o delírio do público, como: Juliana Vieira, Edu Ardanuy, uma banda cover do Kiss, entre outros. Também destaco o tambor andante da New Groove com parceria do The Voice, o trono de ferro feito com guitarras da Tagima e a mística guitarra do George Harrison no estande da Prime Music.

Guitarra do George Harrison
Guitarra do George Harrison

As crianças não ficam de fora, com vários estandes com instrumentos infantis e aulas de musicalização. Apesar da soberania do rock no meio, outros estilos foram agraciados com shows de pianistas, jazz, sertanejo, entre outros. Outra fato curioso foi a presença em peso das marcas chinesas que buscavam competir com as demais marcas consagradas. Haviam vários tipos de sorteios da maioria dos expositores e claro que a distribuição de panfletos e brindes (broches, adesivos, palhetas) era inevitável, mas destaco uma história que ouvi dos visitantes de que se você andasse com o broche da Shure na roupa, funcionários escondidos e espalhados no evento te dariam um headphone da marca. Não sei a veracidade da história, mas ele me garantiu que era verdade e que seu próprio amigo tinha ganho um.

Dentro do Rock Lounge
Dentro do Rock Lounge

Depois de passar um bom tempo dentro do pavilhão, vendo os estandes, a melhor coisa a fazer era relaxar na parte externa do evento chamada Arena onde estava toda uma estrutura meio psicodélica com lojinhas de produtos diversos (lps, acessórios, colecionáveis, livros, roupas, etc), food trucks e tattoo truck! Tudo regado pelo som das bandas que tocavam em um palco em cima de um espelho d’água decorado com luzes. Um pequeno oásis musical chamado Rock Lounge. Nessa área também tinha um auditório onde estava tendo o Music Hall Festival, onde bandas se apresentam para o público e são escolhidas as melhores apresentações.

Show Toyshop
Show Toyshop

No geral, a Expomusic é um evento de grande interesse para músicos. Se via claramente pelo número de músicos credenciados circulando pela feira. O foco é no mercado de instrumentos, com rodadas de negócios e exposições de seus mais novos lançamentos. Agora, se você não é músico e não toca nada, a melhor opção é relaxar e assistir os shows da área externa ou tentar pegar um autógrafo do seu músico preferido.

 

O Vinew também está no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Snapchat: vinewblog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s